Especialista orienta sobre os cuidados durante as refeições de fim de ano

Especialista orienta sobre os cuidados durante as refeições de fim de ano

Foto:Tatiana Cavagnolli (Arquivo Diário)

Para preservar a saúde nas festas de fim de ano, principalmente, no verão, no Brasil, como se trata de uma época sempre quente, a hidratação é essencial. A pessoa deve beber muita água e tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol porque, realmente, as temperaturas são muito elevadas. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


 Conforme a endocrinologista Lorena Lima Amato, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), não é só tomar muita água. O tipo de alimento, e, também, as bebidas alcoólicas, porque agravam qualquer situação de desidratação. Logo é preciso ter atenção. 


Em relação aos alimentos, de forma particular, verificar a procedência para evitar quadro de desarranjo intestinal é o indicado. Na sua percepção, nada é proibido, mas não pode abusar muito. 


Medida de água a cada bebida alcoólica  

Durante reuniões ou confraternizações de fim de ano, uma dica é, a cada gole de bebida alcoólica, tomar também um gole de água para manter-se hidratado, pois o álcool desidrata o organismo rapidamente.


Para aqueles que exagerarem na bebida alcoólica e tiverem ressaca no dia seguinte, a orientação é manter-se hidratado e usar medicamentos apropriados para os sintomas, mas sempre com a orientação do seu médico. A ingestão de alimentos leves é muito importante para a recuperação após excesso de álcool.

Risco

Segundo a médica, os diabéticos bem controlados não precisam se privar de nada, da mesma forma que uma pessoa saudável. Mas deve ter uma atenção maior, evitando alimentos que tenham alto índice de gordura ou muito açúcar. No caso dos hipertensos, muita gordura e muito sal vão ser prejudiciais também.


*Com informações da Agência Brasil 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova Unidade Básica de Saúde Estação dos Ventos atenderá cerca de 7 mil pessoas Anterior

Nova Unidade Básica de Saúde Estação dos Ventos atenderá cerca de 7 mil pessoas

Brasil é país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS Próximo

Brasil é país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS

Saúde